Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Capital cultural e desempenho escolar de Matemática: uma análise com base no teste qui-quadrado e na teoria de Bourdieu

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2594-9233

Autores

Ageane Lígia Aranha Braga, José Walter Cárdenas Sotil,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo analisa a influencia da heranca cultural em relacao ao desempenho escolar de matematica de estudantes do ensino fundamental em Macapa. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Matematica na Universidade Federal do Amapa. Escrevemos o trabalho com base no metodo estatistico, usando o teste qui-quadrado de Person para analisar o desempenho escolar de matematica de estudantes do ensino fundamental, a heranca cultural e familiar. A discussao teorica baseou-se na Estatistica Inferencial e na Teoria da Heranca e Capital Cultural de Bourdieu. O desempenho escolar em matematica positivo depende da participacao dos responsaveis dos estudantes em reunioes escolares; de conversas com a crianca ou jovem sobre os acontecimentos da escola; de ter uma rotina de horario para dormir a noite e do incentivo a leitura de livros. O estudo ainda mostrou que o estudante que nao foi reprovado, que nao abandonou a escola nem exerceu atividade remunerada, ele tende a alcancar sucesso no desempenho em matematica. Portanto, o capital cultural acumulado de cada familia influencia de forma positiva ou negativa no desempenho escolar em matematica, dependendo da rotina da familia em relacao a vida escolar.

Referência(s)