Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Distanciamento, Aproximação e Complexidade

2021; Volume: 16; Linguagem: Português

10.37084/rematec.1980-3141.2021.n.p170-183.id330

ISSN

2675-1909

Autores

Lênio Fernandes Levy,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Nas laudas deste artigo, argumenta-se em prol de elos – amparados nos Princípios Complexos (Morinianos) Dialógico, Recursivo e Hologramático – entre as seguintes duplas: (i) teoria e prática, no que diz respeito às Ciências Naturais; (ii) teoria/planejamento e prática, no que toca à vida profissional dos docentes; (iii) teoria e aplicação/prática, em se tratando da Matemática; (iv) (neo)classicismo e keynesianismo, no que concerne às Ciências Econômicas (as quais, hoje em dia, encontram-se bastante matematizadas); e (v) professor e aluno, quanto aos processos de ensino e de aprendizagem. O ponto comum dos pares em questão, além, é claro, da observância – de seus elos – aos três Princípios Complexos supramencionados, é a sua análise, pelo autor do artigo, a partir da dupla “distanciamento-aproximação”, (dupla) cuja interface também se curva à Filosofia da Complexidade Moriniana, compondo, essa última dupla, o principal tema deste texto. A presente investigação é de cunho teórico-bibliográfico.

Referência(s)