A criação de escolas como política educacional no município de Vitória da Conquitsa, até os idos de 1945
2021; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 10; Issue: 01 Linguagem: Português
10.22481/rbba.v10i01.8801
ISSN2316-1205
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente texto discorre acerca da criação de escolas como política educacional efetivada no município de Vitória da Conquista, dos primórdios do século XIX ao ano de 1945, e as mudanças ocorridas na educação local decorrentes dessa, tendo como suporte as contribuições teórico-metodológicas propostas pela Nova História francesa. Sabe-se que há muito a historiografia vem considerando que as realidades criadas pela ação do homem, sobre o espaço e no tempo, não podem ser analisadas apenas a partir de seus aspectos globalizantes, mas, também, a partir de suas particularidades e singularidades manifestadas em seu microespaço. Tal postura possibilita a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Trata-se do recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as políticas públicas orientadas para o ordenamento da educação no município conquistense em diferentes dimensões: dos projetos de criação das escolas à organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisa não deixou de reconhecer o município como entidade político-administrativa com vida própria, entretanto, articulado com as ações políticas e educacionais em nível estadual/nacional inerentes ao modelo de Estado federativo.
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