
Teoria do caos e a não linearidade no contexto da pandemia diante da sensibilidade as ações humanas: uma reflexão sobre as mudanças educacionais
2021; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.46550/amormundi.v2i3.87
ISSN2675-9152
AutoresAlexandre Dijan Coqui, Benedito Evanberto Coqui Neto, Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana dos Santos,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO que nos remete imaginar viver próximos de um filme de ficção cientifica, a partir das inúmeras mudanças ocorridas com o alto risco de contaminação causada pela Covid-19, muitas decisões contrárias aos alertas dos cientistas nos aproximam de um enredo de filmes ou web séries nessa temática. Contudo, o problema está na veracidade e no aumento exponencial de casos e óbitos. O ponto de partida desse artigo está na relação entre os conhecimentos da Física e da Matemática, no estudo da teoria do caos e das equações diferenciais ordinárias para explicar os fenômenos ocorridos desde a descoberta do vírus até a suspensão das aulas e o início do ensino remoto, contrapondo a esses fatos as diversas variáveis que alteram o estado inicial de um evento e aumentam sucessivamente alterando o resultado, supondo certos resultados de acordo as decisões anteriores. Este é o objetivo do tema: relacionar os eventos e as deliberações para compreender o estado atual no Brasil, levando a discussão alguns estudos e pesquisas que possibilitem fundamentar o nosso trabalho. Para isso, a análise de fatos tanto na realidade quanto na ficção, servem para criar uma analogia do contexto atual, as interferências iniciais e como elas influenciaram no resultado final. Esse artigo não é um ponto final, mas um alerta para as futuras ações e como elas terão o poder de intervir no futuro da educação no Brasil.
Referência(s)