Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE IN HIGH SCHOOL

2020; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7867/1982-4866.2020v26n2p100-121

ISSN

1982-4866

Autores

Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Rodolfo Eduardo Vertuan,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O texto relata uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A atividade teve como problema: Há economia de energia elétrica com o horário de verão? Em caso afirmativo, quanta energia elétrica podemos estimar que o município de Francisco Beltrão poderá economizar no período do horário de verão 2017/2018? Para a resolução do problema, os alunos, em pequenos grupos, se utilizaram de diversas ferramentas de pesquisa e softwares para realizar os cálculos e apresentar os resultados. A exposição das soluções para o problema se deu por meio de seminário. Os resultados foram diferentes para cada grupo devido aos seus contextos, no entanto, a discussão propiciada pelo tema gerou preocupações com os recursos naturais e uma conscientização de que é possível economizar energia elétrica a partir de atitudes conscientes no dia a dia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX