
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE IN HIGH SCHOOL
2020; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1982-4866.2020v26n2p100-121
ISSN1982-4866
AutoresElhane De Fatima Fritsch Cararo, Rodolfo Eduardo Vertuan,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO texto relata uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A atividade teve como problema: Há economia de energia elétrica com o horário de verão? Em caso afirmativo, quanta energia elétrica podemos estimar que o município de Francisco Beltrão poderá economizar no período do horário de verão 2017/2018? Para a resolução do problema, os alunos, em pequenos grupos, se utilizaram de diversas ferramentas de pesquisa e softwares para realizar os cálculos e apresentar os resultados. A exposição das soluções para o problema se deu por meio de seminário. Os resultados foram diferentes para cada grupo devido aos seus contextos, no entanto, a discussão propiciada pelo tema gerou preocupações com os recursos naturais e uma conscientização de que é possível economizar energia elétrica a partir de atitudes conscientes no dia a dia.
Referência(s)