
A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS
2014; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 8 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-7403
Autores Tópico(s)Poetry Analysis and Criticism
ResumoRESUMO: Publicado postumamente em 1965, o ultimo livro de poemas de Sylvia Plath, Ariel, figura ate hoje como uma das obras mais viscerais da poesia moderna confessional. Considerando a relevância da obra e visando compreender melhor a sua recepcao, investigamos tres artigos academicos sobre o volume, publicados em lingua inglesa nos anos de 1966, 1972 e 1976. Nesse sentido, para embasar a nossa discussao, utilizamos as fundamentacoes da Estetica da Recepcao, teoria formulada por H. R. Jauss em sua Historia da literatura como provocacao a teoria literaria (1967). As articulacoes teoricas da Estetica da Recepcao modificaram bastante as discussoes das teorias vigentes da decada de 1960, pois sugerem a pratica da analise do posicionamento dos leitores em relacao ao texto. Sendo assim, nosso objetivo e pontuar eventuais convergencias no que tange o vies interpretativo dos pesquisadores em relacao aos poemas, uma vez que Ariel ficou conhecido principalmente pela abordagem da tematica da morte. PALAVRAS-CHAVE: Sylvia Plath. Ariel. Estetica da recepcao. Morte. Poesia confessional. ABSTRACT: Ariel, posthumously published in 1965, is the last book of poems Sylvia Plath wrote and is still acclaimed as one of the most visceral works of confessional modern poetry. Considering its relevance and intending to better comprehend the reception of the book, we investigated three academic articles published in English in the years of 1966, 1972 and 1976. Our analysis is supported by the theoretical concepts of Reception Aesthetics, formulated by H. R. Jauss in Literary history as a challenge to literary theory (1967). The theory presented a contrasting proposition to critical and theoretical practices that dominated literary interpretations during the 1960’s, once it suggests an analytical approach of the interpretation of the readers. The objective of this paper, then, is to point out possible similarities between the interpretations of the scholars towards the poems of Ariel, considering that the volume is widely known for its relation with death. KEYWORDS: Sylvia Plath. Ariel. Reception Aesthetics. Death. Confessional poetry.
Referência(s)