
Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19
2021; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 20; Linguagem: Português
10.15536/thema.v20.especial.2021.37-54.1851
ISSN2177-2894
AutoresRobson Lima de Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo contexto da pandemia do Novo Coronavírus (2019-nCoV), o ensino remoto tomou proporções mundiais. Em meio a um cenário de incertezas e mudanças atípicas nos modos de vida das pessoas, a educação não escapou a essas adversidades. Um dos maiores desafios provocados pelo ensino remoto se traduz pela necessidade de repensar e modificar alguns paradigmas educacionais vigentes. O presente estudo explora, através da análise de um Portfólio, as estratégias de ensino remoto utilizadas numa turma de quinto ano do Ensino Fundamental, evidenciando aspectos do ensino, da avaliação e da formação remota. A análise fundamenta-se, de forma breve, em alguns pressupostos complexos e holísticos sobre saberes docentes e professor-reflexivo. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja investigação se dá acerca da própria prática do professor-pesquisador e cuja análise permitiu constatar a importância da reflexão sobre a ação, em que o professor assume papel central na sua própria formação. Palavras-chave: Ensino; pandemia; formação de professores; Educação.
Referência(s)