
Configuração de mercados étnicos nas dimensões temporal e ambiental: um ensaio teórico sobre negócios de imigrantes brasileiros
2021; Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21529/recadm.2021010
ISSN1677-7387
AutoresRoberto Pessoa de Queiroz Falcão, Eduardo Picanço Cruz,
Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
ResumoAnalisa-se o fenômeno da configuração de mercados de produtos e serviços étnicos dentro das comunidades imigrantes brasileiras estabelecidas no exterior. Por meio de um ensaio teórico, são feitas considerações baseadas em achados de trabalhos anteriores, em evidências empíricas e observações dos autores a respeito das práticas de mercados étnicos, no seio de comunidades brasileiras. O relato e a interpretação dos fatos históricos foram estruturados na forma de análise do tema. Ao final do ensaio teórico são apresentados uma tabela e um diagrama resumo dos achados discutidos. A tabela se refere às práticas de transações, gerando cocriação de valor, práticas normativas e práticas representacionais baseadas nas evidências empíricas. Já o diagrama ilustra a configuração de mercados étnicos no sentido temporal e ambiental, identificando fatores internos da comunidade ou do ambiente que seriam facilitadores da criação de mercados.
Referência(s)