Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO: O QUE A GEOGRAFIA TEM A VER COM ISSO?

2020; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21680/2447-3359.2020v6n2id20488

ISSN

2447-3359

Autores

Francisco José da Silva Santos, Raimundo Lenilde de Araújo,

Tópico(s)

Aviation History and Innovations

Resumo

Enquanto disciplina escolar, a Geografia é uma das responsáveis por discutir aspectos relacionados ao semiárido brasileiro, devendo contextualizá-lo, em especial, quando trabalhado em escolas que estão situadas no próprio semiárido. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral compreender o papel da Geografia escolar na percepção do semiárido a partir de discussões desenvolvidas com alunos da cidade de Novo Santo Antônio/PI. Como objetivos específicos, têm-se: entender como o semiárido é percebido e ensinado no Centro Educacional José Marcelo Pessoa; identificar a perspectiva do professor de Geografia com relação ao semiárido; analisar se a prática pedagógica de Geografia contribui para formação cidadã e melhor convivência do aluno no semiárido. No intuito de alcançar os objetivos propostos, foi estabelecido como metodologia, em um primeiro momento, a busca por um referencial teórico que embasasse conceitualmente a pesquisa, como Castrogiovanni, Callai e Kaercher (2004); Silva (2006); Lima (2010) e Reis (2010), dentre outros. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevista e por fim, foram analisados os dados coletados. A pesquisa revelou a importância da educação contextualizada e que o Ensino de Geografia pode contribuir na construção de percepção dos alunos sobre o ambiente em que vivem.

Referência(s)