
A interdição do filme Prata Palomares: censura, vanguarda e cinema brasileiro na década de 1970.
2021; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
10.52765/entropia.v5i9.204
ISSN2526-2793
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO filme Prata Palomares (Andre Faria, 1971), interditado em 1972 pela Divisao de Censura de Diversoes Publicas (DCDP), foi realizado por artistas ligados ao grupo do Teatro Oficina e outros que circulavam entre o cinema novo e o cinema marginal, no Rio de Janeiro e em Sao Paulo. Em dialogo com a experiencia da tropicalia, o filme traz a cena a luta armada, a tortura, a religiosidade popular e a antropofagia como elementos esteticos da ficcao narrada. Sua interdicao se articulou em torno da proibicao de exibi-lo na Semaine de la Critique do Festival de Cannes de 1972, e, tanto o longo processo de interdicao (1971-1977), quanto o material de imprensa e censura relacionado a exibicao do filme em festivais em 1977 e 1979, e ao seu lancamento comercial em 1983, comportam elementos para a reflexao sobre a arte produzida durante a ditadura civil-militar, o enfrentamento que se deu entre o Estado brasileiro e artistas neste periodo. Prata Palomares , abordado como objeto de pesquisa historiografica do cinema brasileiro, acumula elementos que colaboram na revisao de obras e artistas que foram silenciados ou eclipsados pela censura no contexto politico pos-1968.
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