Artigo Produção Nacional

A interdição do filme Prata Palomares: censura, vanguarda e cinema brasileiro na década de 1970.

2021; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.52765/entropia.v5i9.204

ISSN

2526-2793

Autores

Adriano Del Duca,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

O filme Prata Palomares (Andre Faria, 1971), interditado em 1972 pela Divisao de Censura de Diversoes Publicas (DCDP), foi realizado por artistas ligados ao grupo do Teatro Oficina e outros que circulavam entre o cinema novo e o cinema marginal, no Rio de Janeiro e em Sao Paulo. Em dialogo com a experiencia da tropicalia, o filme traz a cena a luta armada, a tortura, a religiosidade popular e a antropofagia como elementos esteticos da ficcao narrada. Sua interdicao se articulou em torno da proibicao de exibi-lo na Semaine de la Critique do Festival de Cannes de 1972, e, tanto o longo processo de interdicao (1971-1977), quanto o material de imprensa e censura relacionado a exibicao do filme em festivais em 1977 e 1979, e ao seu lancamento comercial em 1983, comportam elementos para a reflexao sobre a arte produzida durante a ditadura civil-militar, o enfrentamento que se deu entre o Estado brasileiro e artistas neste periodo. Prata Palomares , abordado como objeto de pesquisa historiografica do cinema brasileiro, acumula elementos que colaboram na revisao de obras e artistas que foram silenciados ou eclipsados pela censura no contexto politico pos-1968.

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