Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A transformação da natureza-morta em paisagem na poesia de Ferreira Gullar

2021; Volume: 17; Issue: 33 Linguagem: Português

10.25094/rtp.2021n33a777

ISSN

1808-5385

Autores

Priscila Nogueira Branco, Anélia Montechiari Pietrani,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A poética de Ferreira Gullar é uma busca constante pelo tangível e pelo momento vivido agora. Neste artigo, apresentamos uma leitura de seu poema “Bananas podres” (1991), explorando a ideia de concretude e do contato com o real. Partimos de uma comparação com o gênero de pintura natureza-morta, ressignificando-o em um processo de transformação: um caminho até tornar-se paisagem. Pensando o conceito de Michel Collot sobre paisagem, analisamos a mudança no poema de Gullar como uma experiência de movência e afeto, contrastando com a premissa estática e repleta de morte de uma natureza-morta.

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