Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estado da arte em pesquisas acadêmicas brasileiras, de 2010 a 2019, sobre o ensino de geometria desenvolvidas no Nordeste

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2021.e71085

ISSN

2175-795X

Autores

Marcília Chagas Barreto, Zélia Beserra Camelo, Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes, Gabrielle Andrade Pereira,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este trabalho está inserido na área de Educação e Educação Matemática, cujo foco temático é o tratamento dado ao ensino de Geometria em pesquisas acadêmicas publicadas na região Nordeste. Nosso objetivo foi identificar os elementos estruturantes adotados nas teses e dissertações produzidas em programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática da região Nordeste, que abordam o ensino de Geometria no período 2010 a 2019. Para isso, utilizamos o aporte metodológico do estado da arte, no qual limitamos nossas buscas por dissertações e teses disponíveis no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Concluímos que o ensino de Geometria se apresenta como uma das áreas da Matemática pouco discutida nas pesquisas acadêmicas da região Nordeste. A ênfase no tratamento com a Geometria Plana indica que a perspectiva espacial e grandezas e medidas, contemplada em toda a escolarização, está sendo deixada de lado na formação dos estudantes, assim como a Geometria Analítica. Além disso, o Ensino Médio tem sido pouco discutido nas pesquisas o que sinaliza possibilidade de ruptura do ciclo de aprofundamento das habilidades a serem desenvolvidas durante a Educação Básica. Neste sentido, a carência de trabalho com a Geometria prejudica, em nossa população, o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais, a criatividade e a percepção espacial do mundo em que vivemos, características que são destacadas como passíveis de serem trabalhadas a partir dessa ciência.

Referência(s)