
PRÁTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÃO ENTRE BRASIL, SINGAPURA E FINLÂNDIA
2021; Editora Izabela Hendrix; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2237-0587
AutoresAntônio Evanildo Cardoso de Medeiros,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoConhecer experiencias exitosas no campo educacional nos permite refletir sobre a nossa realidade, mesmo consciente de que os contextos sao heterogeneos, ambiguos, carregados de culturas e historicidade. Desse modo, objetivamos relatar boas praticas educacionais em Singapura e na Finlândia, de modo a relacionar com a realidade educacional brasileira. Alertamos que nao temos a intencao de compara-los, uma vez que reconhecemos e respeitamos as especificidades dos paises. As discussoes foram frutos das leituras e encontros da disciplina de Estudos Orientados II: “Lessons from High-Performance Educational Systems”, a qual foi ofertada pelo Programa de Pos-graduacao em Educacao da Universidade Estadual do Ceara (PPGE/UECE) via Google Meet no semestre 2020.2. Entre a literatura sugerida no programa da disciplina, foram selecionados para essa discussao os escritos de Linda e Robert (2011) e Schleicher (2018), alem de analises dos marcos legais da politica educacional brasileira, especialmente, o Estatuto da Crianca e do Adolescente (BRASIL, 1990), a Lei de Diretrizes de Bases da Educacao Nacional (BRASIL, 1996) e o Plano Nacional de Educacao (BRASIL, 2014). Os tres paises em tela apresentam suas especificidades em seu sistema nacional e na formacao de professores, como quantidade horas de aulas/trabalho docente, valores financeiros proporcionais de investimento, exigencias para ingresso na carreira docente e iniciativas para melhoria da formacao de professores.
Referência(s)