Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ausência de atividades práticas durante a pandemia: impacto na formação de acadêmicos

2021; UNIVERSIDADE LA SALLE; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18316/recc.v26i2.7407

ISSN

2236-6377

Autores

Maria Luiza Costa Borim, Dandara Novakowski Spigolon, Heloá Costa Borim Christinelli, Célia María, Mariana Pissioli Lourenço, Maria Antônia Ramos Costa,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Compreender, sob a ótica de docentes, o impacto da ausência de atividades práticas e de estágios na formação de acadêmicos durante a pandemia. Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com docentes de uma universidade pública localizada na região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020, por meio de questionário semiestruturado aplicado na plataforma GoogleForms®. Os dados foram organizados pelo software IRaMuTeQ® por meio da nuvem de palavras e analisados à luz das premissas da práxis Freiriana. Participaram do estudo 81 docentes. As palavras com maior frequência no corpus das respostas foram ‘’sim’’ (n=57) e “não” (n=24), e estas estão articuladas as palavras: ‘‘estágio’’ (n=23), ‘‘aluno’’ (n=20), ‘‘formação’’ (n=17) e ‘‘prático’’ (n=6). Dessa forma o “sim” indicou que a maioria dos docentes acreditam que a ausência do estágio obrigatório poderá ser prejudicial para a formação dos acadêmicos e a “não” está relacionada as respostas de alguns docentes que pontuam que as atividades podem ser repostas em outros momentos e os elementos serão recuperados ao longo do processo pedagógico, assim não prejudicariam a formação dos alunos. Ausência de atividades práticas e estágios, segundo a ótica da maioria dos docentes impactam na formação profissional dos alunos, especialmente na articulação do conhecimento teórico-prático, portanto alternativas como a reorganização do calendário acadêmico para sua realização serão necessárias.

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