Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Paulo Freire em Abya Yala: denúncias e anúncios de uma epistemologia decolonial

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 16; Linguagem: Português

10.5212/praxeduc.v.16.16634.059

ISSN

1809-4309

Autores

Camila Wolpato Loureiro, Cheron Zanini Moretti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida a atualidade e a relevância do pensamento epistêmico e pedagógico de Paulo Freire para os Estudos Decoloniais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que teve por objetivo compreender a dialética entre denúncia e anúncio na epistemologia de Paulo Freire em Abya Yala. Para tanto, tomou-se como objeto de análise as três principais obras escritas e publicadas no período de seu exílio: Educação como prática da liberdade (1967), Cartas a Guiné Bissau (1978) e Pedagogia do oprimido (1987). Algumas dimensões de análise foram apresentadas: opressor/oprimido, desumanização/humanização e cultura do silêncio/diálogo, conscientização/colonização das mentes, esperança/desesperança e libertação/domesticação, demonstrando que Freire é precursor e testemunho crítico da modernidade-colonialidade.

Referência(s)