
A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado
2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 20 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2021.10314
ISSN2447-1801
AutoresCyntia Sampaio, Cláudio Nei Nascimento da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetiva identificar o uso da plataforma eduCAPES por parte dos professores do Ensino Médio Integrado enquanto recurso a serviço de um processo de ensino-aprendizagem comprometido com a formação integral dos estudantes. Com auxílio de questionários e entrevistas, levantou dados com professores do Instituto Federal Baiano. Os resultados evidenciaram um baixo nível de conhecimento dos professores em relação à plataforma, aos recursos educacionais abertos e aos objetos de aprendizagem, como também, revelou algumas dificuldades que os professores do Ensino Médio Integrado enfrentam no uso destas tecnologias. Conclui que o uso de tecnologias é condição para a prática docente em um mundo altamente tecnologizado e que a Plataforma eduCAPES pode representar uma importante contribuição para o incremento do trabalho do professor na perspectiva de uma formação integral.
Referência(s)