Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desafios da Educação Ambiental Crítica em Escolas Públicas de Mossoró (RN)

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2021.v16.11307

ISSN

1981-1764

Autores

João Paulo Pereira Rebouças, Gustavo Ferreira da Costa Lima, Edevaldo da Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta pesquisa analisou a dinâmica do processo pedagógico de escolas de ensino básico no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, quanto ao desenvolvimento da educação ambiental (EA). A análise abrangeu três dimensões: o projeto político-pedagógico (PPP), o currículo e a prática pedagógica. Quanto ao PPP e ao currículo analisou-se como ambos tratam às questões ambientais. Em relação às práticas procurou-se observá-las e identificar as percepções dos educadores sobre noções constituintes da EA. Os pressupostos metodológicos são desenhados numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental, a observação sistemática e assistemática e grupos focais com roteiros semiestruturados. O artigo dialoga com os aportes teóricos da educação ambiental crítica, da ecologia política e da teoria da complexidade. Os resultados revelaram que à medida que o processo pedagógico se desenvolve do PPP até a prática nas salas de aula os princípios e diretrizes da educação ambiental crítica vão, gradualmente se diluindo e perdendo sua potência transformadora e emancipatória. As escolas tentam se transformar, mas o processo é longo, difícil, cheio de condicionamentos, contradições e limites. Estes desafios, que o texto discutirá, são algumas das barreiras para construir relações mais sustentáveis entre a sociedade e o ambiente.

Referência(s)