Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública

2021; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 34; Issue: 73 Linguagem: Português

10.1590/s2178-149420210203

ISSN

2178-1494

Autores

Renata Mourão Macedo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO: O artigo discute alguns dos impactos na educação durante a pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020, focalizando a questão do acesso às atividades online por estudantes do ensino básico. O texto está dividido em duas partes: na primeira, debate-se a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como eixo desigualdades digitais, privilégios sociais e direito à educação; na segunda, é analisado o caso da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), com base nas experiências e nos desafios enfrentados na transferência para o ensino remoto. O artigo aponta para a insuficiência de políticas públicas educacionais no período, que não garantiram a conectividade e o direito à educação no país em meio à crise.

Referência(s)