Artigo Revisado por pares

Modelagem de um ambiente de ensino a distância imersivo como forma de apoiar professores e alunos no processo de aprendizagem

2016; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1980-6469

Autores

Tatiani de Andrade Lima, Rodrigo da Rosa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A busca por interfaces intuitivas representa um ganho cognitivo para a educacao, estudos sobre ambientes virtuais representam um auxilio para manter o engajamento do aluno. Neste contexto, a realidade virtual apresenta grandes beneficios no que diz respeito ao conhecimento intuitivo do aluno ao manipular um mundo virtual, possibilitando a vivencia de experiencias proximas do real em um processo de exploracao, observacao e melhor compreensao do objeto de estudo. O presente projeto possui como objetivo apresentar o potencial do uso da realidade virtual no ensino a distância, atraves de um ambiente de aprendizagem imersivo, que possibilitara ao usuario utilizar uma interface avancada, para navegar e interagir em um ambiente tridimensional, utilizando dispositivos multisensoriais. O trabalho teve como ponto de partida o levantamento bibliografico sobre realidade virtual, ensino online e tambem da arquitetura pedagogica (design instrucional), que dara suporte ao ambiente computacional. Foi realizada a filtragem do material conforme a relevância da publicacao, a catalogacao e leitura que possibilitou comparar diversos ambientes de aprendizagem em diferentes niveis imersivos existentes, bem como modelos de sistemas instrucionais. No presente momento, esta sendo realizada a definicao pedagogica de um ambiente colaborativo cujo proposito e encorajar a experimentacao e descobertas compartilhadas, baseado no modelo de design instrucional proposto por Andrea Filatro, focado em planejar, desenvolver, aplicar tecnicas e materiais em situacoes didaticas para o ensino a distância pela internet. A partir da compreensao destes conceitos e estabelecida a arquitetura pedagogica, sera realizada a modelagem do ambiente computacional. Espera-se com esta pesquisa fornecer a modelagem de um ambiente de realidade imersiva como forma de apoiar processos de aprendizagem sobre a plataforma Janus VR (navegador web 3d) em conjunto com o dispositivo de imersao denominado Oculus Rift, buscando um equilibrio entre a tecnologia e o design instrucional.

Referência(s)