
Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 46; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-6236105199
ISSN2175-6236
AutoresFlávia Marcele Cipriani, Antônio Flávio Barbosa Moreira, Ana Carolina Carius,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoResumo: Este artigo considera a docência na Educação Básica, no contexto brasileiro, durante a pandemia da Covid-19 e suspensão das aulas presenciais. A pesquisa contou com a participação de 209 professores da cidade de Juiz de Fora, MG, que responderam ao questionário utilizado como instrumento. O objetivo foi analisar os pensamentos, sentimentos, desafios e perspectivas dos docentes nesse período de calamidade. Foi realizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva dos dados. Os achados apontam conjuntos categoriais emergentes que destacam as preocupações docentes com as acentuadas desigualdades, as principais dificuldades nas práticas educativas curriculares e as expectativas dos profissionais da educação com o retorno às escolas.
Referência(s)