Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 46; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-6236105199

ISSN

2175-6236

Autores

Flávia Marcele Cipriani, Antônio Flávio Barbosa Moreira, Ana Carolina Carius,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

Resumo: Este artigo considera a docência na Educação Básica, no contexto brasileiro, durante a pandemia da Covid-19 e suspensão das aulas presenciais. A pesquisa contou com a participação de 209 professores da cidade de Juiz de Fora, MG, que responderam ao questionário utilizado como instrumento. O objetivo foi analisar os pensamentos, sentimentos, desafios e perspectivas dos docentes nesse período de calamidade. Foi realizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva dos dados. Os achados apontam conjuntos categoriais emergentes que destacam as preocupações docentes com as acentuadas desigualdades, as principais dificuldades nas práticas educativas curriculares e as expectativas dos profissionais da educação com o retorno às escolas.

Referência(s)