
A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 16; Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.16.16623.058
ISSN1809-4309
AutoresPedro de Carvalho Pontual, Maria Auxiliadora Delgado Machado,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumoste artigo pretende discutir a educação popular no âmbito do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), considerando um de seus pressupostos básicos a formação política. O intuito é mostrar como a presença de Paulo Freire, primeiro presidente do CEAAL, foi fundamental para a formação e a atuação desse grupo ao longo de sua história. Os argumentos fundamentam-se na identificação de categorias freirianas consolidadas na literatura e presentes nos dois mais recentes documentos do CEAAL em 2018 e 2019. Ambos os documentos são produto do coletivo de educadores populares de 21 países da América Latina. Fez-se uma análise léxica simplificada com o software Vayant Tools, a partir da contagem de palavras em cada texto e comparadas aos verbetes de um dicionário sobre a obra freiriana. As seis categorias identificadas contribuem para uma revisão crítica e desafios da formação política hoje na perspectiva da educação popular.
Referência(s)