O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS

2018; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Daniela do Amaral Friggi, Maria Rosa Chitolina Schetinger,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Neste trabalho, verificam-se as concepcoes previas dos alunos relativas aos processos de separacao de misturas, bem como a importância da contextualizacao e atividades experimentais no ensino de quimica. A partir disso, propoe-se o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, a partir de situacoes-problemas contextualizadas, a fim de proporcionar aos alunos do 1o ano do ensino medio uma melhor compreensao e aprendizagem dos processos de separacao de misturas. Apos a realizacao dessas atividades, observou-se que, a partir dos seus conhecimentos previos aliados com as atividades desenvolvidas, os alunos adquiriram novos conhecimentos, aperfeicoaram os conceitos ja existentes e aprenderam novos meios de compreender o conteudo em estudo.

Referência(s)