O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS
2018; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresDaniela do Amaral Friggi, Maria Rosa Chitolina Schetinger,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNeste trabalho, verificam-se as concepcoes previas dos alunos relativas aos processos de separacao de misturas, bem como a importância da contextualizacao e atividades experimentais no ensino de quimica. A partir disso, propoe-se o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, a partir de situacoes-problemas contextualizadas, a fim de proporcionar aos alunos do 1o ano do ensino medio uma melhor compreensao e aprendizagem dos processos de separacao de misturas. Apos a realizacao dessas atividades, observou-se que, a partir dos seus conhecimentos previos aliados com as atividades desenvolvidas, os alunos adquiriram novos conhecimentos, aperfeicoaram os conceitos ja existentes e aprenderam novos meios de compreender o conteudo em estudo.
Referência(s)