Design para o mundo real: o estúdio como abordagem pedagógica no ensino de criatividade
1969; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29147/dat.v6i2.401
ISSN2526-1789
AutoresMarcos Mortensen Steagall, Tatiana Tavares,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoEste artigo descreve o papel do estúdio de design como uma abordagem pedagógica e apresenta o desenvolvimento de um brief (nome utilizado para descrever o conteúdo programático de uma disciplina) realizado com alunos do terceiro ano de graduação em Design, em Aotearoa, Nova Zelândia. Uma estrutura mista de métodos quantitativos e qualitativos, foi empregada para o design da disciplina e seu conteúdo curricular. A literatura e as pesquisas com questionamentos centrados no ser humano informaram a construção do conteúdo e modos de interpretar os dados e situar os resultados. Usando Pesquisa baseada em design (Design-based research ou DBR (Collins, 1999; Brown, 1999) e uma metodologia utilizada por educadores para analisar o desenvolvimento do briefing, o artigo apresenta os resultados dos alunos e as atividades cronológicas desenvolvidas em sala de aula ao longo de um período de 12 semanas (correspondente a um semestre acadêmico). Experiências com clientes e usuários permitiram que os alunos compreendessem problemas complexos e interconectados dentro do tema de Design Social. O estudo teve como resultado um ambiente criativo e crítico, com o uso de atividades que promoveram a diversidade cultural e o uso da tecnologia com métodos colaborativos dentro das práticas do estúdio de design.
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