
Telenovela como estratégia de educação nutricional no âmbito de uma política pública de acesso à alimentação adequada e saudável
2021; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 25; Linguagem: Português
10.1590/interface.200635
ISSN1807-5762
AutoresJullyane Hott Filgueiras, Isabel Cristina Bento, Simone Cardoso Lisboa Pereira, Maria Flávia Gazzinelli,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo objetivou analisar a telenovela “O caminho do meio” como estratégia de educação alimentar nutricional e a sua relação com os processos de aprendizagem inventiva e com a produção de novos modos de subjetivação. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 15 frequentadores de um restaurante popular, por meio de: (1) visualização da telenovela “O caminho do meio”, com duração de 46 minutos; e (2) entrevista individual realizada com um roteiro previamente estruturado. Após gravação, transcrição e análise de conteúdo dos discursos emergiram três categorias: (1) a telenovela e as experiências de vida dos frequentadores do restaurante popular; (2) a telenovela: cenas, personagens e mensagem; (3) novas percepções e tendências relacionadas à alimentação e ao estilo de vida. A experimentação com a telenovela forneceu uma aprendizagem inventiva e a produção de novos modos de subjetivação.
Referência(s)