
{reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1806-9584-2021v29n167314
ISSN1806-9584
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoResumo: A partir de um estudo de caso preliminar, neste artigo analisa-se uma iniciativa de impacto social cujo foco é a capacitação profissional de mulheres na área de programação. A {reprograma} é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos a mulheres de baixa renda desempregadas. Discute-se em que medida tais atividades permitem o desenvolvimento de uma ‘consciência de gênero’ e como o tema se reflete na experiência profissional das participantes. O artigo parte da hipótese de que as desigualdades de gênero na área de programação podem ser superadas por meio de iniciativas como a {reprograma}, que incentivam não apenas o desenvolvimento de capacidades para uma atuação profissional qualificada, mas também a oportunidade de promover mudanças neste mercado de trabalho.
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