ENSINO DE FÍSICA POR PROJETO: O ESTUDO DE TERMOLOGIA EM SALA DE AULA FAVORECENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
2019; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresMaria Emília Faria Seabra, Antônio Marcelo Martins Maciel,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoConsideramos que um dos grandes problemas na educacao esta relacionado as estruturas curriculares adotadas na maioria das escolas, organizadas por disciplinas com a fragmentacao dos saberes e nao a sua integracao. As situacoes que vivenciamos, em nosso dia a dia, sao complexas e solicitam diversos conhecimentos. Portanto, para tratar de cada area do conhecimento, isoladamente, as praticas de sala de aula acabam por explorar situacoes modelizadas, acarretando falta de significacao pelos estudantes. Identificamos que a problematizacao, fundamentada no mundo vivencial dos estudantes, e uma das possibilidades para solucionar este problema. Conhecendo a proposta de metodologia de ensino por projetos, a partir de uma questao problematizadora, verificamos que a proposta vai ao encontro de nossas consideracoes. Entretanto a proposta foi elaborada para ser desenvolvia quase que integralmente no contraturno, ou seja, fora do horario das aulas. Questionamo-nos sobre a viabilidade do seu desenvolvimento em sala de aula, identificando toda a sua potencialidade no processo ensinoaprendizagem, contemplando o carater interdisciplinar e investigativo, alem de abarcar os conteudosprogramaticos estabelecidos nos planejamentos escolares, mas de forma significativa. Assim, este trabalho apresenta os resultados obtidos na implementacao da metodologia de projetos, em duas salas de aula do 2° ano do Ensino Medio, em uma escola publica do municipio de Lavras-MG. Respeitando o planejamento anual da professora, foram desenvolvidos conceitos de termologia, durante um bimestre, a partir da questao: Por que o planeta Terra e o unico do Sistema Solar que possibilita a existencia de vida humana? Na descricao do processo ensino-aprendizagem, destacamos a possibilidade de contemplar os conteudos programaticos de forma mais significativa, com a participacao ativa dos estudantes, favorecendo sua alfabetizacao cientifica.
Referência(s)