
Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 24; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.24.16145.054
ISSN1984-0187
AutoresPaulo Roberto Teixeira Kanashiro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO objetivo deste ensaio é propor uma reflexão sobre a implementação do Centro de Mídias SP pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como forma de garantir o ensino na rede pública durante o período de isolamento social em razão da pandemia da COVID-19. Defendemos que privilegiar a utilização de plataformas digitais que exigem a posse de dispositivos tecnológicos, como os smartphones, sem, ao mesmo tempo, oferecer tais dispositivos, é desconhecer ou desprezar completamente a realidade dos alunos e das alunas da rede pública, que em sua grande maioria são vítimas da exclusão social, da qual a exclusão digital é uma de suas formas. Tal medida viola o princípio constitucional da igualdade de condições de acesso à educação pública, pois desconsidera os efeitos da desigualdade e da exclusão, acentuando ainda mais a injustiça social e a iniquidade.
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