Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A tela do padre Bourel: percursos de uma pintura

2021; Universidade de São Paulo, Museu Paulista; Volume: 29; Linguagem: Português

10.1590/1982-02672021v29e23

ISSN

1982-0267

Autores

Maria Emília Monteiro Porto,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

RESUMO Estudo sobre a tela A morte do padre Filipe Bourel, pintura a óleo anônima que alude a uma missão jesuítica organizada entre os indígenas da nação Paiacu no final do século XVII, realizada na “Escola Portuguesa do século XVIII”. Foi parte de uma grande encomenda litúrgica e devota para ornamentar as igrejas erigidas com a expansão missionária pelas Capitanias do Norte. Remete-se à tradição barroca e segue o modelo de representação da morte de São Francisco Xavier na praia de Goa. Ao aplicarmos o método biográfico no estudo da imagem, acompanhamos o trânsito da pintura entre sua provável origem em uma oficina confessional, seu papel ornamental e devocional em uma igreja periférica do Império Português, os circuitos de colecionadores e leilões de arte, e suas formas de recepção na cultura contemporânea.

Referência(s)