Artigo Acesso aberto

A Análise de erros em uma situação-problema

2021; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 1; Issue: 22 Linguagem: Português

10.37001/emr-rs.v.1.n.22.2021.p.141-152

ISSN

1518-8221

Autores

Ivaildo Pedroso de Almeida, Rudinei Alves dos Santos Alves dos Santos, Verônica Solimar dos Santos Solimar dos Santos,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo apresenta estudo acerca da Metodologia de Análise de Erros em situação-problema que aborda tópicos de Geometria Espacial, através do relato de experiência realizado com alunos da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA/Campus Santarém, na disciplina Matemática. Ressalta-se que o objetivo central desta proposta foi analisar soluções da situação-problema, a fim de detectar erros cometidos pelos alunos que poderão contribuir para a avaliação/reflexão do professor sobre o ensino e aprendizagem da Geometria. O presente trabalho aponta dificuldades relacionadas a conceitos explorados em séries anteriores que precisam ser superadas para a aquisição de novos conceitos . Assim, vislumbra-se a Análise de Erros, a Teoria dos Campos Conceituais e o Modelo de Van Hiele como recursos teóricos viáveis para o enfrentamento dessas dificuldades.

Referência(s)