A importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem
2019; Universidad de Los Lagos; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Inglês
ISSN
0719-4706
AutoresMaria Cardoso, Claudilene Arruda, Agenailda Silva, José Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoportuguesO referido artigo nos revela a importância do ludico no processo ensino-aprendizagem. O mesmo mostra como os jogos e brincadeiras influenciam tanto na vida familiar das criancas quanto no processo de aprendizagem, contribuindo para o seu desenvolvimento fisico, emocional, cognitivo e intelectual. Portanto o ludico pode ser usado como um recurso que propicia um ensino eficaz, ou seja, simples e divertido. Atraves das brincadeiras a crianca se apropria do mundo de forma simples, alegre e descontraida. A crianca tambem constroi seu conhecimento partindo de brincadeiras proprias, as quais chamam de livres. Sendo assim, o professor nao e dono do saber, mas o mediador, auxiliando atraves do ludico, fazer descobertas e juntos construirem e reconstruirem seu conhecimento. Neste contexto percebe-se que a educacao infantil deve propiciar o desenvolvimento e descobertas de forma prazerosa, compreendendo que a crianca tem seu “mundo” repleto de brincadeiras e imaginacao, e nos como formadores devemos nos subsidiar para podermos nos aproximar de suas necessidades. Proporcionando a crianca um desenvolvimento de qualidade com todos os aspectos. EnglishThis article presents the importance of playfulness in the teaching-learning process. The same shows how games and games influence both the family life of the children and the learning process contributing to their physical development cognitive and intellectual emotional. The playful can be used as a resource that provides effective teaching, that is simple and fun. Through play the child appropriates the in a simple, cheerful and relaxed way. The child also builds his knowledge from his own games, which he calls free. Thus the teacher is not the owner of knowledge, but the mediator helping through the playful make discoveries and together build and rebuild their knowledge. In this context it is realized that early childhood education should provide development and discovery in a pleasurable way by understanding that the child has his world full of jokes and imagination and we as trainers must subsidize to be able to approach their needs by providing the child with a development.
Referência(s)