Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O RELATO BORDEJANTE DO REAL TRAUMÁTICO DA GUERRA EM CAMPO MINADO, DE LOLA ARIAS: SILÊNCIOS, PAUSAS E A RECUSA A REPRESENTAR A TORTURA

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 33 Linguagem: Português

10.22456/2236-3254.104249

ISSN

2236-3254

Autores

Giórgio Zimann Gislon,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Os traumas de guerra condicionam corporal e psiquicamente os sujeitos a retornarem repetidamente a eles em revivências corporais, seja em sonhos, seja quando lembram dos acontecimentos da guerra. A partir da teoria psicanalítica dos traumas de guerra e de trechos de cenas de Campo Minado de Lola Arias, neste artigo, mostramos que escutar traumas de guerra no palco demanda uma disponibilidade da direção da cena e dos espectadores em perceber que o real traumático se apresenta precisamente nas pausas, nos silêncios, no momentos em que os atores cessam de dizer.Palavras-chaveAtores Não Profissionais. Guerra das Malvinas. Minefield. Teatro Documentário. Teatro do Real.

Referência(s)