
Avaliação da qualificação e da produção científica de docentes para formação na área de Ciências Contábeis (Accounting) em escolas de negócios de Universidades de Classe Mundial (UCM)
2021; Faculdade de Tecnologia Eniac; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22567/rep.v10i1.769
ISSN2316-2341
AutoresAndré Yeh Lima, Heloisa Candia Hollnagel, Luiz Jurandir Simões de Araújo,
Tópico(s)Higher Education Governance and Development
ResumoO docente universitário se dedica a atividades de extensão, ensino e pesquisa, esta última responsável pela expansão do conhecimento científico. Somado ao cenário de desenvolvimento constante das ciências contábeis como ciências sociais aplicadas reforça o nível de atenção que essa atividade merece. Nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UMC), consideradas de excelência, o impacto da produção acadêmica, a captação de recursos (financiamento) e a transferência de conhecimento para a indústria são diferenciais. Muitas organizações e empresas medem a qualidade de uma universidade por sua posição nas tabelas de classificação como o THE (Times Higher Education). A produção acadêmica de pesquisadores de UMC no exterior (2 americanas e 1 do Reino unido) foi avaliada por ferramentas cientométricas, como o Google Scholar e produção registrada na instituição. No caso da UMC brasileira, o critério foi análise do Currículo Lattes e cruzamento com o Qualis (sistema brasileiro de avaliação de periódicos). Além da produção, a titulação e o tempo de magistério foram analisados. Os dados mostram que existe influência da titulação do docente em seus índices de produção (quantidade e qualidade) e a produção de docentes com mais senioridade apresenta maior impacto. Situações semelhantes foram encontradas em Purdue, Manchester e na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Os resultados de titulação e produção mostram-se distintos em Stanford, justificando sua melhor classificação no ranking.
Referência(s)