
Ensino remoto em um curso técnico presencial: Reflexos de um projeto interdisciplinar no contexto da pandemia
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i7.16695
ISSN2525-3409
AutoresCaren Stela Máximo Batista, Guilherme Tadaki Tazo Gaspar, Samuel dos Santos Junio, Vanessa Araújo de Oliveira, Alecsandro Marian da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO cenário de distanciamento social causado pela pandemia da COVID 19 impôs uma reorganização no processo de ensino-aprendizagem. Os professores tiveram que se reinventar, já que a maioria não dispunha das competências necessárias para atuar no ensino remoto e os alunos, que estudavam de forma presencial, precisaram se adaptar à nova realidade e consequentemente superar os desafios impostos. Nesse contexto os docentes perceberam a importância do trabalho colaborativo interdisciplinar e das metodologias ativas. Este artigo tem como objetivo analisar os impactos que as ações do projeto interdisciplinar “Projetos e produção: desafios em meio a pandemia da COVID-19”, realizado durante a pandemia da Covid-19, no período de maio a junho de 2020, causaram no processo de ensino-aprendizagem de uma turma do Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio, modalidade presencial, do Instituto Federal de Rondônia. A mobilização metodológica ocorreu por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com base na pesquisa bibliográfica e na descrição dos dados e fatos observados, além da pesquisa de campo, tendo como instrumento o questionário. Identificamos alguns impactos positivos no rendimento escolar dos alunos, em virtude da participação no projeto, onde foi possível observar uma motivação durante e ao final da proposta, além dos feedbacks e percepções apontadas pelos estudantes. Portanto, percebe-se a necessidade do incentivo à cultura de novas ações que possam dinamizar o processo de ensino, mobilizando experiências únicas de aprendizagem atreladas às realidades vivenciadas pelos acadêmicos, possibilitando a propagação de uma educação que transforma realidades, e impulsiona os estudantes a uma vida de sucesso.
Referência(s)