
Tecnologia educacional: A enfermagem e os jogos educativos na educação em saúde
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i7.16471
ISSN2525-3409
AutoresIsabelle Christine Nunes de Carvalho, Monique Oliveira de Freitas Nascimento, Ana Cristina Silva Pinto, Elizabeth Rodrigues Fonseca de Melo, Giselle Regine Nunes de Carvalho, Maria Célia Teixeira Barbosa,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas voltadas para os jogos educativos que são utilizados para pacientes e familiares na educação em saúde. Os jogos educativos em saúde podem ser aplicados em diversas situações segundo a literatura, podendo ser utilizado como um recurso pedagógico e facilitando o processo de ensino dos profissionais de saúde. Este estudo é baseado na pesquisa bibliográfica tendo como base a revisão integrativa com o intuito de obter uma avaliação crítica da produção como estratégia para a síntese dos dados para o estudo. Analisando através desta amostra de 17 artigos, selecionados a partir dos critérios traçados, o número de publicações por ano em que foram publicadas temos: 2019 apresentando 07 publicações (41,1%), seguindo do ano de 2018 com 06 estudos (35,2%), 2020 com 03 (17,6%) e 2017 com 01(5,8%). Portanto pode-se concluir que o ano em que mais se publicou sobre a temática foi o ano de 2018 com 29,54% dos estudos. Com este estudo, concluiu-se que embora os jogos sejam ferramentas de grande utilidade na área da educação em saúde ainda há a necessidade de um maior aprofundamento nos estudos acerca do tema.
Referência(s)