Ciência, prática de Jesus e formação humana
2021; Volume: 38; Issue: 130 Linguagem: Português
10.52451/teopraxis.v38i130.37
ISSN2763-5201
Autores Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoO presente artigo pretende tratar da formação humana considerando, de um lado, sumariamente, algumas das conquistas mais recentes da ciência a respeito da inteligência e, de outro, alguns referenciais da prática de Jesus que demonstram suas habilidades formativas no uso integrado da inteligência. As pesquisas recentes da neurociência mostram que nosso cérebro sempre atua como um todo e recruta dinamicamente os neurônios, em todas as parte s do cérebro, para cada ação que realizamos. Aquilo que, ao longo do século passado, foi se chamando de inteligências, em termos pedagógico-formativos, precisamos tratar como dimensões de uma mesma inteligência humana. Daí a importância de considerarmos, nos processos formativos, todas as dimensões, caso desejarmos falar em formação ou educação integral. Para tratar da temática, após uma breve introdução, anunciaremos a dimensão da inteligência de acordo com a pesquisa científica para, em seguida, averiguarmos como Jesus lidava com os processos formativos na vida cotidiana para desenvolver cada dimensão, relacionada com as outras. Nas considerações finais, apenas nos caberá reconhecer que ainda vivemos rodeados por mistérios com os quais flertamos para avançar ainda mais na aventura do conhecimento
Referência(s)