
Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550
ISSN2175-6600
AutoresTiago Zanquêta de Souza, Gercina Santana Novais,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste texto visa contribuir para a reflexão acerca das marcas do colonialismo e da colonialidade como um projeto de dominação, que evidencia a crueldade das consequências históricas de seus efeitos sobre a educação das classes populares. Foram analisados documentos como a PEC n.º 95, a BNCC (2017), a Reforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido, que fazem eco aos interesses de tal projeto, de modo a anunciar, por meio da resistência propositiva popular, possibilidades outras de continuar construindo a nossa história em defesa da escola pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos e todas.
Referência(s)