MÓBILES ATÔMICOS: UMA PERCEPÇÃO ATÔMICA ATRAVÉS DOS FILTROS DOS SONHOS
2017; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresVandressa Alves, Edivando Alves,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoVisando as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da tematica modelos atomicos, no Ensino Medio, este trabalho objetivou auxiliar os alunos na construcao, visualizacao e aplicacao dos conhecimentos que envolvem a teoria atomica fazendo uso da confeccao dos modelos atomicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, de forma ludica, atraves dos filtros dos sonhos. Como metodo de avaliacao, foram aplicados questionarios com questoes objetivas e discursivas, buscando avaliar as concepcoes previas dos alunos e sua evolucao apos a aplicacao do recurso didatico. Este estudo se mostrou significativo, uma vez que, demonstra de forma pratica quais as dificuldades e percepcoes que o aluno possui a respeito dos conceitos quimicos envolvidos no entendimento da estrutura da materia. Tambem ficou claro que quando o aluno desenvolve seu proprio modelo, embasado em suas percepcoes do que viria a ser o atomo, a aprendizagem dos conceitos quimicos se torna mais eficaz.
Referência(s)