
Articulações entre pesquisa e estágio: a pesquisa-ação enquanto estratégia de formação em educação física
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 24; Linguagem: Português
10.5216/rpp.v24.65901
ISSN1980-6183
AutoresJamile Dal‐Cin, Neusa Dendena Kleinubing,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as articulações entre estágio e pesquisa-ação nos trabalhos de conclusão de curso de um curso de Licenciatura em EF. Com abordagem qualitativa do tipo documental, foram selecionados 23 trabalhos caracterizados como pesquisa-ação, realizados no período de 2009 a 2019. Na maioria dos trabalhos pesquisados, a pesquisa-ação sustenta a organização da intervenção pedagógica ocorrida nos estágios curriculares obrigatórios, porém apenas 1 apresentou discussões nas quais o estágio e a pesquisa-ação se articulavam a fim de refletir sobre a formação docente. Assim, conclui-se que ainda é necessário avançar nas discussões e nas estratégias de formação docente pela pesquisa, de modo especial, pela pesquisa-ação.
Referência(s)