
FOTOGRAFIA E MODA: REFLEXÕES SOBRE O TER NA CONSUMAÇÃO DO SER
2020; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1981-9943.2020v14n2p128-143
ISSN1981-9943
AutoresAthos Da Silva Santos, Vinícius Ferreira Pinto, Marcia Braga Capovilla,
Tópico(s)Corporeality, Perception, and Education
ResumoA efemeridade e o excesso do consumo na moda atendem às necessidades do mercado e do sistema econômico vigente, uma vez que este demanda a rotatividade de produtos. Neste sentido, cumpre eficiente papel a obsolescência programada que pode vir instaurada tanto em aspectos de qualidade física, quanto em aspectos de qualidade estética que é um precípuo da moda. A identificação com os padrões excessivos de consumo torna-se um aporte central para a indústria da moda que historicamente utiliza a imagem fotográfica para este fim. Desta forma, o presente trabalho propõe reflexões sobre os valores inseridos no consumo, a partir de uma revisão bibliográfica subsidiada pela criação de um catálogo de fotografias que faz uso da própria linguagem publicitária. O estudo nos permite inferir a necessidade de questionar o consumo irracional e reconhecer a fotografia de moda como instrumento também de transformação da realidade social e autoconhecimento do sujeito no mundo.
Referência(s)