
Cyberbullying e violência de gênero em jogos online
2021; UNIVERSIDADE CESUMAR; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17765/2176-9206.2021v14n3e7920
ISSN2176-9206
AutoresRegiane Clarice Macêdo Callou, Sáskya Jorgeanne Barros Bezerra, Felice Teles Lira dos Santos Moreira, Jameson Moreira Belém, Grayce Alencar Albuquerque,
Tópico(s)Stalking, Cyberstalking, and Harassment
ResumoA pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de mulheres jogadoras online quanto às manifestações de violência no espaço virtual. Trata-se de estudo transversal, descritivo e qualitativo realizado entre julho e novembro de 2018 nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, Ceará, Brasil, utilizaram-se roteiros semiestruturados para as entrevistas que foram processadas pelo software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2. Participaram 13 mulheres, entre 20 e 35 anos, solteiras e estudantes. A partir dos dados coletados, se elaboraram duas categorias temáticas. A primeira aborda os tipos de violência sofrida em jogos online, com destaque para a psicológica, materializada em xingamentos e assédio sexual; e a segunda, as motivações da violência sexual em jogos online como resultado, em parte, da presença de mulheres nesse ambiente. Concluiu-se que a violência de gênero está presente em todos os espaços onde as mulheres se inserem, incluindo os virtuais. Assim, incentivar a denúncia e punição de agressores e a fiscalização desses locais pode democratizar tais ambientes.
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