
Gamificação na disciplina de redes de computadores: uma proposta de elaboração de um plano de trabalho docente com o uso do simulador Packet Tracer
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2021v13n31p256-281
ISSN2175-6600
AutoresSandro Teixeira Pinto, Eliza Adriana Sheuer Nantes,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO simulador Packet Tracer, desenvolvido pela empresa de equipamentos em redes de computadores Cisco Systems Inc, tem a finalidade de preparar profissionais da área de Informática. Diante disso, o objetivo deste trabalho é elaborar um Plano de Trabalho Docente que apresente possibilidades da inserção da gamificação com o simulador Packet Tracer, no âmbito do curso Técnico de Informática, a fim de propor desafios aos alunos para realização de atividades gamificadas. Enquanto aporte metodológico recorreu-se a metodologia qualitativa de abordagem descritiva. Como conclusão foi possível elaborar o Plano de Trabalho Docente para aplicação na disciplina de Arquitetura de Redes de Computadores com o simulador Packet Tracer.
Referência(s)