Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NATURAIS: O USO DO LABORATÓRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 31; Issue: 64 Linguagem: Português

10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360

ISSN

1981-8106

Autores

Elânia Francisca da Silva, Raimundo Nonato Costa Ferreira, Elaine de Jesus Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As Ciências Naturais (CNs) são formadas por disciplinas de essência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo, faz-se necessário o uso de aulas práticas realizadas em laboratório. Este estudo, que tem como objetivo avaliar a utilização de laboratórios pelos/as docentes de CN do ensino fundamental – anos finais, está relacionado com a formação acadêmica, enfocando a importância da realização de aulas práticas. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário contemplando, ao todo, 24 professores/as dos municípios de Abaiara, Brejo Santo e Milagres que lecionam em escolas da rede pública municipal, nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, foi possível observar, entre os/as entrevistados/as, que 50% são formados nas áreas que compreendem as CNs, porém é perceptível que professores/as que não são de áreas afins às CNs ministram aulas nessa disciplina. Também foi possível observar que, na região estudada, o/a docente, mesmo formado/a dentro da área de CN, considera sua formação acadêmica insuficiente para conduzir aulas práticas de laboratório. As dificuldades encontradas pelos/as docentes perpassam sua formação e também estão atreladas à falta de estrutura física e à localização das escolas onde lecionam.

Referência(s)
Altmetric
PlumX