ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DE CIÊNCIAS MEDIADA POR UMA ANALOGIA ENTRE UMA CÉLULA EUCARIONTE E O FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

2017; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Anderson Arthur Rabello, Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as implicacoes de uma atividade didatica com carater diagnostico, baseada em uma analogia estabelecida entre uma celula animal e o funcionamento de um laboratorio de Quimica. Essa analise foi conduzida com base na Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner. A atividade tinha como proposito diagnosticar o conhecimento de estudantes a respeito da morfologia e funcionamento de celulas eucariontes. Para isso, a atividade foi estruturada a partir de uma comparacao entre aspectos conceituais das celulas e questoes ligadas ao funcionamento de laboratorios. Os resultados mostraram que os estudantes conhecem bem os dominios alvo e base e perceberam similaridades entre o funcionamento de um laboratorio e uma celula. Eles estabeleceram correspondencias entre relacoes existentes em cada dominio, alem de correspondencias entre atributos. Contudo, a analise das respostas evidenciou que as correspondencias foram estabelecidas, predominantemente, entre atributos e relacoes de primeira ordem. Alem disso, os estudantes afirmaram que a comparacao proposta auxiliou no entendimento dos conceitos do dominio alvo. A teoria utilizada nos permitiu perceber o nivel de enriquecimento que pode ser explorado nessa analogia por um professor, tendo em vista o grau de sofisticacao da comparacao que estruturou a atividade.

Referência(s)