ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DE CIÊNCIAS MEDIADA POR UMA ANALOGIA ENTRE UMA CÉLULA EUCARIONTE E O FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
2017; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresFátima de Cássia Oliveira Gomes, Anderson Arthur Rabello, Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho tem o objetivo de analisar as implicacoes de uma atividade didatica com carater diagnostico, baseada em uma analogia estabelecida entre uma celula animal e o funcionamento de um laboratorio de Quimica. Essa analise foi conduzida com base na Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner. A atividade tinha como proposito diagnosticar o conhecimento de estudantes a respeito da morfologia e funcionamento de celulas eucariontes. Para isso, a atividade foi estruturada a partir de uma comparacao entre aspectos conceituais das celulas e questoes ligadas ao funcionamento de laboratorios. Os resultados mostraram que os estudantes conhecem bem os dominios alvo e base e perceberam similaridades entre o funcionamento de um laboratorio e uma celula. Eles estabeleceram correspondencias entre relacoes existentes em cada dominio, alem de correspondencias entre atributos. Contudo, a analise das respostas evidenciou que as correspondencias foram estabelecidas, predominantemente, entre atributos e relacoes de primeira ordem. Alem disso, os estudantes afirmaram que a comparacao proposta auxiliou no entendimento dos conceitos do dominio alvo. A teoria utilizada nos permitiu perceber o nivel de enriquecimento que pode ser explorado nessa analogia por um professor, tendo em vista o grau de sofisticacao da comparacao que estruturou a atividade.
Referência(s)