
Moda, consumo e tendências: como a televisão e os influenciadores digitais instigam a moda no Brasil
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 33 Linguagem: Português
10.5965/1982615x14332021108
ISSN1982-615X
AutoresTeresa Campos Viana Souza, Rita Aparecida da Conceição Ribeiro,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo pretende discutir as relações entre a moda e a mídia e sua influência nas ações de consumo das pessoas. Tem como objetivo mostrar que as tendências de consumo são utilizadas pelas empresas para endossarem o processo de compra de algum produto. Tais tendências representam as inclinações dos consumidores e podem indicar as transformações vindouras no consumo dos produtos. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de como o desenvolvimento dos meios de comunicação, em particular a televisão, no Brasil e também uma análise de duas campanhas publicitárias com duas celebridades distintas a fim de entender como o endosso foi utilizado pela empresa. Foi percebido que utilizar celebridades ou influenciadores digitais é uma estratégia de marketing que se mostra eficaz quando se trata de apresentação ou venda de um produto, desde que tal celebridade apresente empatia e afinidade com o que é divulgado.
Referência(s)