A CONTROVÉRSIA ENTRE O BLU-RAY E O HD-DVD EM AULAS DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA SOCIAL CONSTRUCTION OF TECHNOLOGY (SCOT)
2017; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresDouglas X. de Andrade, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO duelo entre determinados artefatos tecnocientificos e um fenomeno caracteristico da sociedade contemporânea que pode ser utilizado em aulas de ciencias para promover a compreensao da natureza dos mesmos pelos alunos. Assim sendo, o presente relato expoe o desenrolar de uma sequencia didatica em uma turma de 2a Serie do EM de uma escola publica do Estado de Goias, que foi construida em torno da controversia que existiu entre os formatos de discos para gravacao de dados digitais em alta definicao; de um lado o disco Blu-ray e de outro o HD-DVD. Tal sequencia didatica controversa teve sua elaboracao apoiada na teoria da Construcao Social da Tecnologia (SCOT – Social Construction of Technology) a qual propoe um modelo multidirecional para a analise dos processos que leva a construcao de artefatos tecnocientificos. A partir dos dados coletados via Notas de Campo sobre a implementacao dessa sequencia didatica foi tecida uma analise da mesma numa perspectiva qualitativa que evidenciou a participacao efetiva e os entendimentos dos alunos, que sinalizam para uma melhor compreensao dos processos vinculados a natureza do artefato tecnocientifico, bem como da sua relacao com a sociedade.
Referência(s)