
BIG BAND NA UFSCAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM MÚSICA
2022; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55908/rgcv16n1-039
ISSN1982-0666
AutoresAntonio Carlos Leme, Fred Siqueira Cavalcante, Glauber Lúcio Alves Santiago, Rodrigo Yuji Ito,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEste é o relato de uma experiência sobre a relação entre a atividade de extensão Big Band na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a formação do estudante do Curso de Licenciatura em Música da mesma instituição. Ou seja, a busca de ver o grupo musical como espaço para a aprendizagem ativa dos estudantes. O relato teve como questão norteadora a seguinte: “Em quais aspectos da formação um estudante de licenciatura em música da UFSCar é beneficiado com sua participação na atividade Big Band na UFSCar?” O texto inicia apresentando o projeto com suas caracterizações, justificativas e repercussões. Depois são apresentados referenciais bibliográficos sobre as big bands nos Estados Unidos da América culminando com a relação final delas com o meio universitário. Em seguida é realizada a apresentação de diversos autores que indicam aspectos importantes para a formação de professores de música. Estes aspectos serviram de base para a elaboração de um breve questionário de opinião que foi respondido por alunos e ex-alunos, que são ou foram integrantes do projeto. O texto apresenta os resultados que apontam para uma visão positiva dos respondentes quanto aos benefícios das suas participações nos seguintes aspectos da formação: percepção musical; conhecimentos da teoria musical ou história da música; performance como instrumentista; leitura musical; improvisação; vivência pedagógica; convívio humano e socialização; como produtor musical, arranjador ou compositor; e na liderança de grupos musicais. Indica-se ainda que como metodologia ativa para a formação do licenciado em música da instituição, a atividade pode aprimorar-se.
Referência(s)