LEITURA E MEDIAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O EXPERIMENTO DE RUTHERFORD
2017; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresÉrica Talita Brugliato, María José P. M. de Almeida,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoBuscamos neste estudo, analisar o posicionamento de alunos do Ensino Medio apos a leitura de um texto e da mediacao da pesquisadora-professora sobre o tema bomba atomica. Nossa perspectiva de leitura visava oferece espaco para que os alunos pudessem dialogar entre si, permitindo que os discursos produzidos apresentassem elementos de sua historia de vida, indo alem da simulacao da leitura, em que os estudantes leem buscando pontos que lhes permitam responder um questionario que, geralmente, e aplicado concomitantemente. Nossa questao de estudo foi elaborada da seguinte forma: Como a leitura de um texto de Divulgacao Cientifica sobre o modelo atomico de Rutherford, por estudantes do Ensino Medio, pode contribuir para que eles produzam sentidos sobre elementos relacionados com a bomba atomica? Na atividade analisada, os alunos leram um texto de divulgacao cientifica. Acreditamos que o uso desse texto sobre o modelo atomico de Rutherford possibilitou que os alunos se envolvessem com o tema da bomba atomica e produzissem sentidos que lhes possibilitaram realizar uma ligacao entre esses dois temas.
Referência(s)