Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v4i3.13288

ISSN

2595-0967

Autores

Sidnéia Almeida Silva, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raíssa Iane Santana da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento e análise de pesquisas produzidas no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu, no período de 2000 a 2019, que problematizaram as propostas para o ensino de Geometria em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Aspectos importantes do movimento e das diferentes orientações para o ensino de Geometria foram identificados nas onze dissertações selecionadas, estabelecendo um diálogo com autores que problematizam a cultura escolar em uma perspectiva histórica. Com a análise foi possível identificar uma concentração de pesquisas voltadas para o primeiro ciclo do Ensino Secundário, considerando os livros didáticos e os documentos normativos como as fontes mais utilizadas. Na abordagem da Geometria, destacou-se as transformações geométricas e a ênfase na Geometria intuitiva e dedutiva. Das ausências, foram identificadas poucas construções geométricas, falta de interação com o estudante e de orientações consistentes aos professores e alunos nas coleções de livros didáticos.

Referência(s)