Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Antonio Bento e Romero Brest

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/visuais.v7i1.15658

ISSN

2447-1313

Autores

Araceli Barros J. Bedtcher,

Tópico(s)

Photographic and Visual Arts

Resumo

O presente artigo analisa a produção crítica de dois expoentes do cenário cultural latino-americano do século XX: Antonio Bento e Romero Brest. Esses autores são contemporâneos entre si e amealharam importantes contribuições para a crítica de arte de seus respectivos países, Brasil e Argentina, na consolidação do abstracionismo. Através de uma abordagem comparativa sobre ambos os críticos, destacaram-se as aproximações e diferenças nos seus discursos em um cenário de importantes transformações culturais: a fundação do MASP (1947) e a I Bienal de Artes (1951). Por fim, buscou-se evidenciar as contribuições de uma crítica de arte especializada no entendimento e promoção da arte abstrata como linguagem artística também válida para o Brasil e Argentina.

Referência(s)