Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O TRAUMA EM CENA

2021; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p395-405

ISSN

2179-3948

Autores

Suzeli Santos Santana,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Este artigo objetiva discutir a questão da memória, sobretudo a traumática, a partir do poema “Final de espetáculo”, de Alex Polari, militante e preso político na ditadura civil-militar brasileira. O referido poema se encontra no segundo livro do escritor, Camarim de prisioneiro, publicado em 1980. Tal obra chama atenção pela combinação de outros gêneros e diferentes linguagens, o que acentua o seu teor testemunhal, constituindo uma estratégia de resistência ao apagamento da memória, ao contrapor o discurso oficial. Para tanto, este trabalho, eminentemente bibliográfico, recorrerá a estudiosos de diversas áreas do conhecimento, dentre eles Bosi, Le Goff, Ricouer e Seligmann-Silva.

Referência(s)